LUGAR(ES) DA LITERATURA NO ENSINO DO PORTUGUÊS. ANÁLISE CRÍTICA DE PROGRAMAS E MANUAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 9º ANO DE ESCOLARIDADE

MARIA ADRIANA MARTINS GONÇALVES

Resumo


No contexto atual, marcado pela heterogeneidade social e cultural do público escolar resultante do acesso ao ensino por parte de segmentos da população jovem a quem aquele se encontrava tradicionalmente vedado e pela emergência de novas formas de cultura, investigadores e analistas de diferentes quadrantes e proveniências têm questionado a justeza e e%cácia de certas opções e práticas didático-pedagógicas acusando-as de, ao invés de conquistarem os alunos para a leitura, e mais especi%camente para a leitura do texto literário, contribuírem para os afastar irremediavelmente do universo da literatura e, concretamente, da cultura dita patrimonial. O presente estudo pretende constituir-se como contributo para a re+exão em torno da problemática do ensino da literatura no ensino básico, partindo do estudo de programas e manuais de língua portuguesa para o 9º ano de escolaridade e visando perceber, através da análise quer das intenções e %nalidades previstas, quer dos meios e processos preconizados, em que medida estes dois níveis do discurso pedagógico o%cial se comprometem na efetiva promoção de leitores literários culturalmente dotados, críticos e autónomos.