Envolver os alunos produtivamente em aulas de física e química durante o uso de simulações computacionais:dois professoras com mediações distintas e uso distinto das simulações

J. Bernardino Lopes, Ana Edite Cunha, Carla A. Santos, Elisa Saraiva, J. Paulo Cravino, Fernanda Dinis

Resumo


Neste trabalho, pretende-se identificar e descrever as características da mediação
do professor determinantes para promover o envolvimento produtivo dos
alunos, durante o uso de simulações computacionais (SC). São apresentados resultados
com base no estudo de aulas lecionadas por dois professores de física
e química, com a mesma experiência profissional, mas diferente experiência de
integração de investigação didática nas suas práticas de ensino. Os resultados
permitem compreender as condições fundamentais para os alunos se envolverem
produtivamente nas tarefas, as principais diferenças entre a mediação de
professores com experiência de integração de resultados de investigação didática
nas práticas de ensino. São ainda discutidos os fatores que influenciam o uso
de SC em contexto de aula.