Os sensores eletrónicos como instrumentos para a Educação Ambiental: estudos de caso no Ensino Básico

Sara Aboim, Maria João Silva

Resumo


RESUMO

Esta investigação pretendeu contribuir para a educação ambiental e científica de crianças com idades entre os 9 e os 12 anos de idade. O problema deste estudo centra-se em perceber se o desenvolvimento de atividades autênticas de exploração ambiental, com recurso aos sentidos e aos sensores eletrónicos, promovem a educação ambiental em crianças dessa faixa etária. 

O estudo desenvolvido é do tipo qualitativo, baseado em quatro estudos de caso, com traços de investigação-ação. As professoras participantes conceberam situações formativas que integraram atividades autênticas de caracterização do meio e implementaram-nas, com os seus alunos, recorrendo ao trabalho experimental e ao uso conjunto de sentidos e sensores.
Após a análise dos resultados obtidos foi possível concluir que o uso dos
sentidos e dos sensores constituíram uma estratégia importante para o desenvolvimento de atividades autênticas de caracterização ambiental. Os alunos desenvolveram diferentes práticas epistémicas (por exemplo, descrever, interpretar e relacionar) indicadoras do desenvolvimento do pensamento abstrato nas crianças. A análise sensorial de parâmetros ambientais permitiu uma maior envolvência dos alunos com o ambiente e facilitou a posterior comparação dessas informações com os dados obtidos pelos sensores. As atividades autênticas com recurso aos sentidos e aos sensores constituíram assim uma estratégia de ensino-aprendizagem com potencialidades para promover a educação ambiental e científica das crianças.

Palavras-chave: educação ambiental; educação em ciências; sensores eletrónicos; atividades autênticas; pensamento abstrato


ABSTRACT
This research intended to contribute to environmental and science education of children aged between 9 and 12 years old. This study focuses on realizing if the development of authentic activities of environmental exploration, using the senses and electronic sensors, promotes environmental education in this age group.
This study is mostly qualitative, based on four case studies, with traces of research-action. Participating teachers have designed training situations that were part of authentic activities to characterize the environment and have implemented them, with their pupils, using the experimental work and the joint use of senses and sensors.
After analyzing the results, it was concluded that the use of the senses and sensors was an important strategy for the development of authentic activities of environmental characterization. Students have developed different epistemic practices (eg describing, interpreting and relating), which indicated the development of abstract thinking in children. Sensory analysis of environmental parameters allowed for greater involvement of students with the environment and facilitated the subsequent comparison of this information with data obtained by the sensors. Therefore, authentic activities, using the senses and sensors, have proved to be a teaching and learning strategy with potential to promote environmental and scientific education of children.


Keywords: environmental education; science education; electronic sensors; authentic activities; abstract thinking.


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