GLOBALIZAÇÃO E SUBSISTEMA EDUCATIVO REGIONAL. POLÍTICAS EDUCACIONAIS PÚBLICAS DA MADEIRA

Eduarda M. Alves

Resumo


A partir da década de 70, do século XX, o contrato social (Santos, 2006),
subjacente aos Estados democráticos europeus, foi rmemente posto em causa,
não só por excluir questões sociais importantes, como por incluir grupos de interesse
subordinando-os a formas de inclusão destituidoras de poder. Tudo isto, ao
que se associa a Globalização, conduziu a uma forte tensão entre os pilares do
Estado moderno e aumentou os sinais de esgotamento do típico modelo político-
-administrativo (Dale, 1999). Na educação, a passagem de uma esfera nacional
(e cada vez mais regional), para tema central de discussão nos debates de política
internacional, coloca problemas ao estudo das políticas educativas assegurando-
lhes uma dupla crise: a de regulação e da emancipação dos sistemas
educativos. A Madeira, depois da regionalização iniciada em 1976, iniciou uma
caminhada per si na área das políticas educativas públicas, com características
idiossincráticas, que lhe conguram uma dimensão de “sistema” especíco que
face ao sistema educativo nacional, será de um Subsistema educativo regional


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