MODERNIDADE E MUSEUS LUGARES DE MEMÓRIA EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTES PARA QUÊ?

Priscila Andreghetto

Resumo


O presente artigo apresenta um panorama das ações do setor cultural em determinadas corporações pesquisadas e as concepções teóricas de propostas do discurso da arte em instituições museológicas nos diferentes períodos históricos. Estão bastante em voga os estudos voltados para a importância da memória na sociedade contemporânea. Frequentemente a mídia remete-nos a importância social da memória do país e de sua identidade nacional, ressaltando a responsabilidade cidadã de todos para a salvaguarda dessa memória e, consequentemente, da história da nação. Nesse sentido, torna-se imprescindível compreender a relação existente entre memória e história, possibilitando-nos, assim, introduzir tais perspectivas na educação formal. Os museus tem colaboração fundamental nessa compreensão, pois se percebe, por conseguinte, que a história utiliza os lugares de memória como instrumentos, desvendando-lhes as possibilidades inerentes e construindo o conhecimento histórico. Veremos neste estudo os museus de arte moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro.

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