INSTRUMENTOS DE AJUDA À MEDIAÇÃO DO PROFESSOR PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES
Resumo
Melhorar as práticas de ensino é um desígnio que carece da reflexão dos
professores sobre a sua experiência e da investigação didática. Apresenta-se um
quadro teórico das práticas de ensino que concebe o professor como mediador
em contexto de aprendizagem formal, construído no âmbito de um projeto de
investigação sobre as práticas de ensino. Neste âmbito foram concebidos e validados
cinco instrumentos de ajuda à mediação do professor. Estes instrumentos
de ajuda à mediação podem servir de referência para a melhoria progressiva das
práticas de ensino em cinco dimensões importantes para o ensino de ciências
e tecnologia: envolvimento produtivo dos alunos, avaliação e feedback, uso de
contextos científicos e tecnológicos, trabalho realmente solicitado aos alunos e
práticas epistémicas. Finalmente, apresentam-se os cinco instrumentos de ajuda,
largamente ilustrados com excertos de práticas de ensino reais.