INSTRUMENTOS DE AJUDA À MEDIAÇÃO DO PROFESSOR PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES

Joaquim Bernardino Lopes, António Silva, José Cravino, Clara Viegas, Ana Cunha, Elisa Saraiva, Maria Branco, Alexandre Pinto, Adília Silva, Carla Santos

Resumo


Melhorar as práticas de ensino é um desígnio que carece da reflexão dos
professores sobre a sua experiência e da investigação didática. Apresenta-se um
quadro teórico das práticas de ensino que concebe o professor como mediador
em contexto de aprendizagem formal, construído no âmbito de um projeto de
investigação sobre as práticas de ensino. Neste âmbito foram concebidos e validados
cinco instrumentos de ajuda à mediação do professor. Estes instrumentos
de ajuda à mediação podem servir de referência para a melhoria progressiva das
práticas de ensino em cinco dimensões importantes para o ensino de ciências
e tecnologia: envolvimento produtivo dos alunos, avaliação e feedback, uso de
contextos científicos e tecnológicos, trabalho realmente solicitado aos alunos e
práticas epistémicas. Finalmente, apresentam-se os cinco instrumentos de ajuda,
largamente ilustrados com excertos de práticas de ensino reais.


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