Manuais Escolares e Ensino de Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal (1900-2000): Promovendo a reflexão crítica em assuntos ambientais?"

Fernando Guimarães

Resumo


RESUMO


Os manuais escolares têm para a escola uma importância fundamental na conformação das formas de ensino e dos conteúdos do conhecimento científico. No que respeita às Ciências da Natureza, os manuais promovem a literacia científica, a educação ambiental e a compreensão da realidade social e ecológica. Este estudo visa perceber a evolução na abordagem de conteúdos de Botânica no 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela interpretação de manuais de ciências através da análise de conteúdo e da análise de clusters. Os resultados mostram a conservação de vários conteúdos de ciências distribuídos por diferentes dimensões de Botânica, como a dimensão ecológica.

Palavras-chave: Manuais escolares; Ensino de Botânica; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Dimensão ecológica

 

Textbooks and sience teaching in primary school education in Portugal (1900-2000): promoting critical reflection on environmental issues?

ABSTRACT
Textbooks are of great importance to school especially in the conformation of teaching forms and contents of scientific knowledge. In what natural sciences are concerned, textbooks are aimed at promoting scientific literacy, environment education, the understanding of social and ecological reality. This research has as main aim to understand the place that Botany has been given in textbooks of Natural Sciences in primary school education supported by content analysis and the establishment of categories as well as cluster analysis. Data analysis shows the conservation of several contents of sciences distributed by different Botany dimensions such as the ecological dimension.

Keywords: Textbooks, Teaching Botany, Primary school education, Ecological dimension.


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